O online mudou a forma de se comunicar, de se propagar e de se criar o conteúdo. O setor se apoia cada vez mais sobre o digital e sobre camadas de software. “Para entregar uma jornada adequada, os softwares precisam funcionar perfeitamente. Imaginem como vai ser com o advento do 5G”, disse Marco Aurelio Silva, country territory manager da Dynatrace, durante o 5×5 TecSummit nesta sexta, 11. “A expectativa dos clientes será muito maior”, completou.

Segundo ele, a percepção do consumidor se refinou acompanhando a evolução das redes. O tempo que levava para baixar um conteúdo nas redes 3G, por exemplo, não é mais aceitável. “No novo mundo digital, a gente tem que olhar para a plataforma que sustenta as aplicações, para as aplicações e para a camada do usuário. Precisamos ter a certeza de que as pessoas estão conseguindo consumir o vídeo”, diz.

Para isso, a Dynatrace oferece uma Plataforma Autônoma de Observabilidade Inteligente, baseada em inteligência artificial e capaz de identificar anomalias e prever erros antes que ocorram. Pode ainda identificar exatamente quais consumidores foram impactados pelo erro, para que se tome medidas compensatórias.

5×5 TecSummit

O evento 5×5 TecSummit é organizado pelos portais jornalísticos especializados Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside, com a proposta de debater a modernização de cinco setores essenciais para a economia brasileira. As apresentações sobre os setores de governo, saúde, energia, finanças e entretenimento estão disponíveis.