Dynatrace

John Van Siclen, CEO da Dynatrace, durante apresentação no evento global da empresa nesta segunda-feira, 8

A combinação de automação e inteligência artificial é um dos grandes diferenciais da Dynatrace no monitoramento de aplicações em um ambiente multicloud, destacou seu CEO, John Van Siclen, durante evento global da companhia nesta segunda-feira, 8. A plataforma da empresa tem mais de 530 integrações e consegue trabalhar com todas as principais nuvens públicas do mercado. Uma vez implementada, a plataforma entrega um verdadeiro raio-x da operação de um aplicativo móvel ou serviço web, por exemplo, apontando onde estão eventuais problemas na sua performance e propondo automaticamente as soluções.

A proposta é que a plataforma seja usada pelas equipes de desenvolvimento, negócios, segurança e operação, pois entrega relatórios com informações que impactam essas quatro áreas. Um assistente virtual da Dynatrace, o Davis, ajuda como interface.

Em sua apresentação, Siclen destacou dados que valorizam a automação do monitoramento: 74% dos CIOs entendem que a adoção de tecnologia em nuvem nativa leva a mais trabalho manual; 70% concordam que trabalho manual está tirando tempo que poderia ser investido em inovação; e a equipe de TI de uma grande empresa gasta em média 58 dias por ano consertando problemas técnicos em suas aplicações.

O executivo citou também o crescimento vertiginoso do uso de apps móveis nos últimos anos, o que trouxe para as corporações novos desafios, próprios da interface móvel, como travamento de apps; privacidade em tempos de GDPR; rápida escalabilidade etc. Vale destacar que a Dynatrace lançou recentemente um módulo de segurança, para analisar vulnerabilidades nas aplicações dos seus clientes.