Nubank; pagamentos sem contato; NFCOs pagamentos por aproximação com os cartões do Nubank (Android, iOS) cresceram 114% em 2020 na comparação com o ano anterior. De acordo com dados da fintech, neste ano foram registradas 87,2 milhões de transações sem contato feitas tanto no débito quanto no crédito.

A pandemia do novo coronavírus foi a principal aceleradora do uso da tecnologia sem contato. Em abril, por exemplo, entre a parcela de clientes com a tecnologia NFC disponível – ou seja, 23,5 milhões dos 30 milhões de clientes da fintech –, 7,81% destes usuários fizeram compras contactless pelo menos uma vez. Em novembro, esse número foi de 12,85%. Desde março, quando na segunda quinzena foi decretada o o distanciamento social, até o começo de dezembro foram 72,3 milhões de compras por aproximação ante o total de 87,2 milhões já registradas.

Vale lembrar que, desde setembro de 2018, todos os roxinhos, como a fintech gosta de chamar seus cartões, são emitidos pelo banco digital com essa tecnologia.