Lojas de Aplicativos

A receita mundial das lojas de aplicativos (App Store, Google Play e lojas independentes Android na China) cresceu 19% em 2021, alcançando US$ 170 bilhões, informa o State of Mobile 2022, novo relatório anual da App Annie. A cada minuto do ano as lojas faturam US$ 320 mil, calcula a companhia.

Os três maiores mercados do mundo em consumo dentro de lojas de aplicativos respondem juntos por mais da metade do faturamento global em 2021: China (US$ 56,8 bilhões), EUA (US$ 43 bilhões) e Japão (US$ 20,7 bilhões). O quarto lugar é da Coreia do Sul, bem distante: US$ 6,6 bilhões. O Brasil aparece na 14ª posição (US$ 1,1 bilhão).

Até hoje, 21 milhões de apps já foram lançados no mundo, somando Google Play e App Store. Somente no ano passado foram cerca de 2 milhões. De todo esse catálogo, apenas 233 registraram receita acima de US$ 100 milhões em 2021, 13 dos quais superaram US$ 1 bilhão. A maioria (174) são games. Em comparação com 2020, houve um aumento de 20% no número de apps que ultrapassaram a barreira de US$ 100 milhões de faturamento anual: eram 193, dos quais oito estavam acima de US$ 1 bilhão.

Downloads

O volume total de novos downloads no ano passado cresceu 5%, atingindo 230 bilhões, somando App Store, Google Play e lojas independentes da China. Isso representa uma média de 435 mil downloads por minuto em 2021. 

Por essa métrica, o maior mercado também é a China, que registrou 98,3 bilhões de downloads em 2021, seguida por Índia (26,7 bilhões), EUA (12,2 bilhões) e Brasil (10,3 bilhões).