Em 2018, os aplicativos presentes na App Store e na Google Play somaram US$ 101 bilhões em faturamento através dos sistemas de billing das referidas lojas. O valor representa um crescimento de 75% em dois anos, informa a App Annie em seu relatório anual. Cabe ressaltar que o montante não inclui a receita obtida por apps fora das lojas, como vendas de mercadorias físicas, ou serviços O2O (táxis, delivery de comida etc) ou publicidade móvel.

O líder em receita com apps é a China, que responde por 40% do total. Em dois anos, o país asiático registrou crescimento de 140%. Depois dele vêm EUA, Japão, Coreia do Sul e Reino Unido, nesta ordem, como os mercados com maior faturamento gerado por apps.

A categoria de games é a principal, tendo respondido por 74% do faturamento das lojas, contra 26% dos demais aplicativos. Porém, essa diferença está caindo gradativamente. Dois anos atrás, os jogos representaram 82% da receita e os demais, 18%.

Os dez aplicativos (sem contar games) que mais geraram receita somando Android e iOS no mundo em 2018 foram:

1 – Netflix

2 – Tinder

3 – Tencent Video

4 – iQIYI

5 – Pandora Music

6 – Kwai

7 – YouTube

8 – Youku

9 – Line

10 – HBO Now

Os dez jogos que mais geraram receita somando Android e iOS no mundo em 2018 foram:

1 – Fate/Grand Order

2 – Honour of Kings

3 – Monster Strike

4 – Cadny Crush Saga

5 – Lineage M

6 – Fantasy Westward Journey

7 – Pokémon Go

8 – Dragon Ball Z / Dokkan Battle

9 – Clash of Clans

10 – Clash Royale

Downloads e MAUs

Em 2018, houve 194 bilhões de downloads de aplicativos somando App Store e Google Play. Esse volume corresponde a um crescimento de 35% em dois anos. Neste aspecto, a predominância fica com os países emergentes. Os cinco países com maior quantidade de downloads foram, nesta ordem: China, Índia, Estados Unidos, Brasil e Indonésia. O destaque fica com a Índia, que teve um aumento de 165% em dois anos.

Os dez apps que somaram mais downloads em 2018 no conjunto das duas lojas (sem contar games) foram:

1 – Facebook Messenger

2 – Facebook

3 – WhatsApp

4 – TikTok

5 – Instagram

6 – UC Browser

7 – SHAREit

8 – Snapchat

9 – Netflix

10 – Spotify

E os dez apps com mais usuários ativos mensais somando Android e iOS na média em 2018 (sem contar games) foram:

1 – Facebook

2 –  WhatsApp

3 – Facebook Messenger

4 – WeChat

5 – Instagram

6 – QQ

7 – Alipay

8 – Taobao

9 – WiFI Masterkey

10 – Baidu

Maturidade por mercado

A App Annie entende que há três fases de maturidade que cada país passa em seu ecossistema de aplicativos. A primeira é a de experimentação, na qual são feitos muitos downloads, mas poucos gastos. É nesta fase que se encontram a maioria dos países emergentes, incluindo Brasil e Índia. A segunda fase é a da adoção, quando os usuários diminuem a quantidade de downloads e começam a aumentar seu engajamento e, consequentemente, a receita. Nesta fase estão a China rural e o Reino Unido. Por fim, acontece a fase da ubiquidade, quando o mobile está por toda a parte, os usuários já têm seus aplicativos preferidos, o que deixa estagnado o volume de downloads, enquanto a receita dá um salto. Neste estágio estão Japão, Coreia do Sul, China urbana e EUA.

2019

Para este ano, a previsão da App Annie é de que o mercado mundial de apps ultrapasse US$ 120 bilhões nas duas lojas de aplicativos. A categoria de jogos seguirá sendo a maior de todas, responsável por aproximadamente 75% do total. A expectativa é de que o segmento móvel responda por 60% do faturamento mundial do mercado de jogos eletrônicos.