A Porsche está considerando integrar softwares do Google em seus veículos. Consumidores poderiam acessar apps como Google Maps (Android, iOS) e Google Assistente (Android, iOS) no cockpit inteligente, sem a necessidade de conectar um smartphone Android ao carro.

O acordo serviria somente para a marca Porsche e não para o Grupo Volkswagen, à qual pertence, segundo reportou a revista alemã Manager Magazin, a partir do relato de uma fonte próxima à companhia.

Lutz Meschke, CFO da Porsche, afirmou em uma conferência, em outubro de 2022, que a montadora estava em contato com Google, Apple, assim como Baidu, Tencent e Alibaba, na China, após o fim da parceria da Porsche com a Cariad, unidade de pesquisa e desenvolvimento de software da Volkswagen.

De acordo com a revista de negócios, a fabricante se mostrou relutante em trabalhar com a Google anteriormente, pois companhia requisitava o compartilhamento de dados demais. Algumas montadoras não gostam da ideia de permitir a uma big tech acesso irrestrito a dados gerados por carros conectados, como a BMW, cujo porta-voz esclareceu à Reuters, nesta quinta-feira, 12, que a companhia não pretende integrar plataformas do Google em seus carros.

Atualmente, fabricantes como General Motors, Renault, Nissan e Ford usam tecnologia do Google em seus veículos. Por meio do Google Automotive Services (GAS), as montadoras podem embarcar apps nos veículos.