O sistema operacional Android deve superar o iOS em receitas com mobile advertising ainda neste ano. É o que estima o relatório Mobile Ad Creative Index, da Liftoff, plataforma de marketing e retargeting de aplicativos para dispositivos móveis baseada em desempenho. O investimento em marketing no OS do Google ainda é a opção mais em conta em comparação com o sistema operacional da Apple. Em banners, o custo por instalação do Android teve queda de 11,3% em relação ao último relatório da Liftoff, chegando a US$ 1,26, contra US$ 3,84 no iOS, que também registrou queda de 17,2% se comparado com a última pesquisa.

Preços e custos

Um banner de custo igual a US$ 4,55 no Android tem uma taxa de instalação para registro de 27%. Já num smartphone iOS, o custo será de US$ 24,89 e sua conversão será de 15,4%.

Outro ponto do relatório é que anúncios em aplicativos na América Latina têm os menores preços do mundo. A título de comparação, o mercado dos Estados Unidos e do Canadá é cinco vezes mais caro quando se trata de anúncios em banners, vídeos, nativos e intersticiais.

O custo médio por instalação de apps na América Latina é de US$ 0,64. Na América do Norte (EUA e Canadá), esse valor chega a US$ 3,21. De acordo com os analistas da pesquisa, a diferença se explica pela maturidade dos dois mercados: enquanto o latino-americano é considerado uma “promessa” no mundo dos apps, os norte-americanos possuem o mercado mais consolidado.

A região da Ásia-Pacífico (APAC), com as maiores populações do planeta, tem um mercado sólido, e registrou custo médio de US$ 0,80. Na região Europa, Oriente Médio e África (EMEA), o custo médio por instalação foi de US$ 3,21.

Banners x vídeos

Apesar de há 25 anos no mercado, os banners são ainda a opção mais eficiente para anúncios que desejam mais eficácia na conquista por novas instalações e registros, com custo de US$ 2,03 (média de valor entre Android e iOS).

Porém, quando é analisado o custo por vendas, o valor gasto em anúncios por um aplicativo para gerar uma compra é de US$ 42,80 no vídeo e US$ 42,55 no banner. A diferença é pequena, mas torna os vídeos mais eficientes por terem uma taxa de engajamento 60% maior que a dos banners.

Para compras dentro do aplicativo – por exemplo, novos itens em um jogo – os vídeos também se destacam, com 42% a mais de eficiência em relação a outros formatos.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre novembro de 2018 e outubro de 2019 e analisou 353 bilhões de impressões, 4,8 bilhões de cliques e 189 milhões de instalações em cerca de 1,4 mil aplicativos no mundo. O objetivo do relatório foi investigar a eficácia de cada tipo de anúncio (banner, vídeo, intersticiais e nativos) em cada uma das regiões do mundo: América do Norte (EUA e Canadá), América Latina, EMEA e APAC.

A pesquisa completa pode ser baixada aqui.