A Allied, maior distribuidora de celulares do Brasil, está descobrindo um novo negócio: a distribuição de aplicativos Android embarcados em seus aparelhos a partir de acordos firmados com fabricantes, varejistas e desenvolvedores. A empresa projeta que este ano venderá 200 mil celulares das mais diversas marcas com apps embarcados por ela em seu centro de distribuição.

As primeiras experiências partiram de demandas de dois varejistas que compram celulares da Allied e pediram para embarcar seus apps próprios nos aparelhos. Aí surgiu a ideia de explorar isso como um negócio. A empresa logo passou a buscar parcerias também com os desenvolvedores. Recentemente fechou um acordo com o Buscapé para incluir o app de comparação de preços em aparelhos da ZTE. Em troca, terá uma participação na receita gerada a partir do uso do Buscapé nesses terminais.

A Allied segue negociando com outros desenvolvedores de apps diversos. Nem sempre é fácil alcançar um acordo. Os desenvolvedores querem remunerá-la pela aquisição de novos usuários, mas a distribuidora tem um custo fixo para a instalação dos apps: cada caixa precisa ser aberta em seu centro de distribuição para que seja feita a adição do app.

"Ainda não chegamos a um modelo ideal, mas temos que fazer parcerias que sejam ganha-ganha para todos: Allied, indústria, varejista, desenvolvedor e usuário final", comenta Beni Harari, diretor de novos negócios da companhia.

Uma das vantagens de fazer o embarque de um app através de um distribuidor como a Allied é que o alcance pode ser mais assertivo. "Consigo segmentar por marca ou modelo. Podemos fazer projetos de 10 mil a 1 milhão de peças, por exemplo", compara.

A customização de aparelhos não é novidade na distribuidora. Antes dos apps a Allied realizou diversos projetos para modelos temáticos, geralmente voltados para o público infantil. "Sempre fomos bons de customizar aparelhos, mas eram produtos temáticos, como celular da Barbie ou da Hellokitty no Dia das Crianças", lembra o executivo.

Tela Viva Móvel

Harari vai participar do painel "Lojas e canais alternativos para a distribuição de apps", que acontecerá no dia 3 de maio, entre 11h e 12h30, no WTC, em São Paulo, durante o 15º Tela Viva Móvel. Farão parte do mesmo painel Fernando Luciano, diretor de SVA e inovação da Vivo; Fiamma Zarife, head de agências do Twitter; e Pedro Ripper, CEO da Bemobi.

O Tela Viva Móvel, consagrado como o mais importante do mercado brasileiro de conteúdo móvel, terá ainda painéis sobre gestão de marketplaces; migração de SVA 1.0 para 2.0; privacidade X segurança em mobilidade; e investimento chinês no mercado móvel brasileiro, dentre outros.

O Tela Viva Móvel é organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME e TELETIME. A grade do evento e informações sobre inscrições podem ser encontradas no site do congresso ou pelos telefones 0800-77-15028 e 11-3138-4619. Inscrições até 20 de abril contam com 15% de desconto.