| Publicada no Teletime | A operadora de infraestrutura IHS Towers anunciou nesta segunda-feira, 12, a aquisição das operações da concorrente Centennial Towers no Brasil e na Colômbia. O negócio envolve 602 torres no mercado doméstico e 217 no país vizinho; valores do acordo não foram revelados.

Esta foi a segunda transação protagonizada pela gestora de torres no mercado brasileiro em 2021. Em fevereiro, a IHS já havia adquirido a Skysites. Antes disso, a empresa tinha ingressado no País por meio da compra de mais de 2,3 mil torres junto à Cell Site Solutions (CSS). A IHS Towers também negocia para ser sócia da TIM na FiberCo.

Neste sentido, a compra dos ativos da Centennial foi descrita como “uma prova do compromisso da empresa com a expansão dos seus negócios em ambos os mercados latino-americanos” (Brasil e Colômbia). O portfólio da empresa adquirida inclui torres built-to-suit, rooftops, sistemas DAS (Distributed Antenna Systems), small cells e opções de collocation e leasing de estações.

“Essa aquisição ampliará ainda mais as ofertas para os clientes da IHS Towers e garantirá que a empresa esteja bem posicionada para dar suporte à futura implementação do 5G, oferecendo aos clientes novos pontos de transmissão e distribuição de sinal, além de suporte à instalação de fibra”, afirmou a empresa, em comunicado.

Potencial

CEO e presidente do conselho da IHS Towers, Sam Darwish também comemorou a transação. “O acréscimo das operações da Centennial Towers no Brasil e na Colômbia aumenta a escala do portfólio da IHS Towers na América Latina, e fortalecerá ainda mais a experiência profunda e as soluções que podemos oferecer a clientes atuais e potenciais nesses mercados”, afirmou.

“A América Latina continua a ser uma região fundamental para nós devido ao seu elevado potencial de crescimento. Com essas transações, continuaremos a aumentar nossa presença no mercado e aproveitar o impulso de nossa chegada à região no ano passado, com a aquisição da Cell Site Solutions”, prosseguiu o executivo.

Com foco em mercados emergentes, a IHS tem atuação consolidada na África, com operações na Nigéria desde 2001 e mais de 16 mil torres no país. Com sede em Dubai e cerca de 28 mil torres globalmente, a empresa também está avançando para a Ásia, além da América Latina.