Três anos atrás, a prefeitura do Rio de Janeiro criou uma central de contato com o cidadão acessível pelo número telefônico 1746, ou por meio de website e de aplicativo móvel para Android e iOS. Trata-se de um canal de comunicação para os habitantes do Rio alertarem a prefeitura sobre problemas na cidade, como buracos nas ruas ou postes sem luz. No primeiro ano de operação, 2% do total de contatos eram feitos via web e app. Essa participação agora é de 12%. O restante é feito por ligação telefônica. Os aplicativos móveis têm a vantagem de permitir a localização automática via GPS e o anexo de fotografias.

Desde o seu lançamento, o serviço acumula mais de 2,5 milhões de serviços solicitados, dos quais 83% foram atendidos. O pedido mais comum é por retirada de entulho: são 37 solicitações por hora, em média. Em seguida vêm estacionamento irregular (15 por hora) e reparos em lâmpadas (6 por hora). O perfil médio do reclamante é mulher, de 55 anos, moradora da zona norte da cidade. Os dados foram compartilhados por representantes da prefeitura durante o evento Rio Wireless, nesta segunda-feira, 12, na capital fluminense.

O app 1746 não é a primeira experiência da prefeitura carioca com a tecnologia móvel. No reveillon de 2012 foram coletados dados de deslocamento de pessoas na chegada e saída de Copacabana por meio da localização de seus telefones celulares, em parceria com as operadoras móveis, o que permitiu ordenar melhor o fluxo de visitantes na virada do ano seguinte, acrescentando novas linhas de ônibus, pontos de fiscalização e horários de abertura e fechamento de ruas.