A prefeitura de São Paulo virou uma autoridade de certificação digital. A partir de agora, por meio da sua Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, a prefeitura paulista pode emitir os próprios certificados digitais, o que deve gerar uma economia de R$ 360 mil por ano aos cofres públicos. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica com a empresa Safeweb. Trata-se do primeiro órgão governamental no Brasil a se tornar uma autoridade de certificação digital, afirma a prefeitura.

Anualmente, a administração municipal de São Paulo demanda 1,2 mil certificados digitais utilizados por servidores das áreas administrativas e de execução orçamentária, assim com por chefes de gabinete, para atividades como assinatura de documentos, envios de declarações e acesso seguro a ambientes virtuais.

O certificado digital assegura a identidade do usuário e a integridade das informações, seguindo as normas e especificações do Comitê Gestor da ICP-Brasil / Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.