A Nokia anuncia nesta terça-feira, 12, um acordo global com a Telefônica Digital para apoiar a incubadora de projetos digitais Wayra. O principal objetivo é buscar melhorias no campo das novas tecnologias da informação e comunicação na América Latina e Europa.

Como resultado deste acordo, todos os centros de desenvolvimento Wayra contarão, a partir de agora, com smartphones Nokia que rodam Windows Phone e Symbian, contribuindo em projetos móveis das startups apoiadas pela Wayra. Além disso, a Nokia irá disponibilizar consultoria especializada e suporte para as novas empresas. Em 2012, acredita-se que mais de 100 startups na América Latina e Europa poderão se beneficiar do acordo.

A Wayra é um projeto de incentivo a startups e ao desenvolvimento de seus negócios, oferecendo o uso de ferramentas tecnológicas, professores qualificados e espaço de trabalho. Após um ano de atividades, a Wayra atua em 11 países considerados como tendo “alto potencial empreendedor”: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Reino Unido, México, Peru, Venezuela, Alemanha e Irlanda. Nas 15 rodadas de convocações realizadas até o momento pelo projeto, mais de 12 mil empresas digitais já receberam algum tipo de suporte.