A Huawei cobra da operadora de telecomunicações norte-americana Verizon taxas de licenciamentos de mais de 230 patentes da fabricante. De acordo com uma fonte da Reuters, o valor total seria de mais de US$ 1 bilhão.

Em fevereiro, um executivo de licenciamento da Huawei já havia dito isso, segundo o Wall Street Journal. As patentes envolvem equipamentos de rede de mais de 20 fornecedores da operadora, incluindo as principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos. Tais fornecedores indenizariam a Verizon, disse o executivo. De toda forma, algumas dessas empresas teriam sido abordadas diretamente pela Huawei, afirmou o executivo.

As patentes em questão vão desde equipamentos de rede básica, infraestrutura de telefonia fixa até tecnologia de Internet das coisas.

Representantes da Huawei e da Verizon se reuniram em Nova Iorque recentemente para discutir algumas das patentes em questão e se a Verizon está usando equipamentos de outras empresas que poderiam infringir as patentes da Huawei. O porta-voz da Verizon, Rich Young, se recusou a comentar “sobre essa questão específica, porque é uma questão legal em potencial.”

No mês passado, os EUA colocaram a Huawei em uma lista que a impede de fazer negócios com empresas do país por motivos de segurança sem a aprovação do governo, levando algumas empresas globais de tecnologia a cortar laços com a maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo.