A Vodafone será a primeira empresa de telecomunicações a oferecer serviços 5G na Espanha. A partir de 15 de junho, as cidades de Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Málaga, Zaragoza, Bilbao, Vitoria, San Sebastián, La Coruña, Vigo, Gijón, Pamplona, Logroño e Santander terão cobertura estimada em 50% de suas populações. A operadora usará a frequência de 3,7 GHz, na qual um total de 90 MHz foi concedido no mais recente leilão de espectro no país.

Em um primeiro momento, a velocidade máxima será de 1 Gbps com previsão de dobrá-la até o final do ano e, consequentemente, multiplicando por 10 o máximo atualmente oferecido em na rede 4G da Vodafone.

A operadora usará o modo Non-Standalone (NSA), combinando a rede de tronco 4G com o equipamento de rádio 5G fornecido pela Huawei. Além da velocidade alta, a Vodafone destacou a baixa latência do serviço, de 5 ms (milissegundos), bem como o potencial de multiplicar por 100 a densidade de dispositivos conectados.

Clientes da Vodafone com o plano ilimitado total terão o serviço à disposição sem custos adicionais. Porém, os usuários precisam de um smartphone compatível com o 5G. A operadora vai vender três opções de modelos: o Xiaomi Mi Mix 5G, o LG V50 thinq 5G e o Samsung Galaxy S10 5G, cujos preços variam entre 600 e 1,2 mil euros.