Uma plataforma de construção de ambientes imersivos para realidade virtual (VR) desenvolvida no Brasil cruzou o planeta e aportou na China. A solução criada pela startup gaúcha Mespper será adotada pela Pico, fabricante chinesa de óculos de VR. Todos os usuários de produtos da Pico poderão acessar online a plataforma da Mespper e criar por conta própria mundos de realidade virtual. A parceria foi oficializada depois de a Mespper vencer um concurso internacional, no qual concorreram mais de 100 empresas, o Qualcomm & Pico XR Innovation Contest, organizado pela Qualcomm e pela Pico, como indica o nome.

“A Pico já vendeu 6 milhões de unidades de VR. Esta é a primeira parceria em grande escala que firmamos”, comenta Fábio de Brito, responsável pela área de negócios da startup brasileira.

A plataforma da Mespper tem como diferencial o fato de poder ser utilizada por pessoas sem conhecimento prévio de programação para criarem por conta própria ambientes de VR. Outro diferencial importante é a possibilidade de adicionar ao ambiente virtual arquivos de diversas extensões populares, como documentos em PDF, fotos em JPG, vídeos etc. A solução é disponível 100% na nuvem. Os mundos virtuais gerados podem ser compartilhados como links na web, acessíveis por qualquer computador, celular ou óculos – nos dois primeiros casos, a visualização do espaço é em 180 graus. Um exemplo pode ser visto aqui. A plataforma também pode gerar arquivos para distribuição em lojas digitais.

Há inúmeras aplicações possíveis para a construção de ambientes virtuais com a solução da Mespper. Brito cita um interesse forte, por exemplo, na área de educação na China, onde estudantes estão usando VR para se concentrar mais nos estudos, lendo documentos e vendo vídeos educativos através de óculos de VR para não se distraírem com outras telas. “Através de VR, a retenção do conteúdo educacional é 70% maior”, afirma o executivo.

Também há demanda por aplicações industriais, especialmente para o processo de prototipagem, acelerando a criação de novos produtos, relata.

Modelo de negócios

Antes de criar essa plataforma, a Mespper desenvolvia projetos customizados de VR para clientes corporativos. A proposta agora é democratizar a criação de VR, com uma plataforma que permite o desenvolvimento de mundos virtuais por terceiros.

O modelo de negócios nessa nova fase da Mespper ainda está sendo desenhado. A ideia é ter uma versão gratuita e outra paga, com mais funcionalidades disponíveis. O lançamento na Pico acontecerá em setembro.

A Mespper também negocia parcerias com adnetworks em VR para explorar publicidade na versão gratuita. Poderia, por exemplo, haver banners dentro dos ambientes virtuais com anúncios servidos por adnetworks parceiras.