Ilustração: Cecilia Marins

A Lenovo anunciou recentemente os resultados financeiros do segundo trimestre de 2022. Em relação ao mesmo período do ano passado, a companhia registrou um aumento de 20% na receita da venda de smartphones. O crescimento foi observado nas regiões da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.

O grupo de dispositivos inteligentes, no qual estão inclusos os smartphones, alcançou um lucro operacional de mais de US$ 1 bilhão no trimestre, puxado pela liderança da companhia na comercialização de PCs. Por outro lado, 22% da receita deste grupo veio de outras categorias, como dispositivos inteligentes, sistemas embarcados/Internet das Coisas e soluções baseadas em cenários.

A receita de negócios não relacionados a computadores alcançou 37% do total da empresa, o que revela a estratégia de diversificação da sua atuação. Os principais setores nos quais a Lenovo está crescendo são soluções e serviços, infraestrutura e negócios mobile, de acordo com o documento.

Em termos gerais, a companhia apresentou aumento da receita e do seu lucro pelo nono trimestre consecutivo. Comparado com o mesmo período de 2021, a receita teve um acréscimo de 5%, totalizando US$ 17 bilhões. Já o lucro líquido cresceu 11%, para US$ 516 milhões.