Yuanqing Yang, chairman e CEO da Lenovo

A Lenovo apresentou uma série de novidades em serviços e produtos nesta quarta-feira, 8, encabeçada pelo conceito de “tudo as a service” (Everything-as-a-Service, no original em inglês). Por meio da Lenovo Truscale, a ideia da companhia é trazer suas opções integradas para seus clientes do segmento B2B.

Na prática, a empresa tenta ser um fornecedor único de dispositivos como laptops, tablets, monitores, além de produtos de edge e cloud computing. A solução chega em parceria com Microsoft, Intel, Deloitte, SAP, VMWare e Nutanix e trabalha no formato de “pague conforme cresce”.

Segundo Yuanqing Yang, chairman e CEO da Lenovo, o “tudo as a service” chega como proposta da sua firma para atender a “próxima realidade”, ou seja, a proposta é atender clientes em um mundo que precisará de flexibilidade na volta do trabalho híbrido.

IA

Yong Rui, CTO da Lenovo

Em serviços, a Lenovo apresentou sua plataforma de inteligência artificial, a Lenovo Brain. Inicialmente usada internamente pela fabricante, o serviço tem como proposta ser uma plataforma única para desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial para setores como manufatura, saúde, educação, finanças e varejo.

Brain é munido de ferramentas como NLP, visão computacional, smart data, recomendação, entre outras que dão robustez à engine. Segundo Yong Rui, CTO da Lenovo, a IA pode ser usada na nuvem e permite criação simples, sem conhecimento em algoritmos. “Agora, a IA pode criar modelos de inteligência artificial para si”, completou Rui.

Dispositivos

Lenovo Tab P12 Pro

A Lenovo apresentou ainda equipamentos para a computação edge, notebooks com conectividade e assistente virtual embarcada, além de um tablet 5G. São eles: ThinkEdge SE70, que foi feito para gerenciar aplicações de edge computing nas empresas; os notebooks Yoga Slim Carbon 7 e Slim 7 Pro com Wi-Fi 6, Alexa e Windows 11; Idea PadDuet 5 Chromebook com Chrome OS, Google Assistente e Wi-Fi 6; e os tablets com 5G e Wi-Fi 6, Lenovo Tab P12 Pro e Lenovo P11 5G.

Lenovo Tab P12 Pro chega em outubro aos mercados europeu (900 euros com 5G) e Estados Unidos (US$ 610 apenas com Wi-Fi). Por sua vez, o Lenovo P11 5G chega apenas na Europa por 500 euros.

Com vendas nos EUA a partir de outubro deste ano, os preços sugeridos dos computadores são os seguintes:

– Yoga Slim 7 Pro por US$ 1,5 mil;

– Yoga Slim 7 Carbon por US$ 1,3 mil;

– The IdeaPad Duet 5 Chromebook por US$ 430;

O ThinkEdge SE70 chega ao mercado global na primeira metade de 2022 com vendas por meio de representantes em cada país.