A Xiaomi fez diversos anúncios em evento realizado na quinta-feira, 11, na cidade de Pequim. Além de ter revelado um novo smartphone dobrável, o Xiaomi MIX Fold 2, e outros dispositivos, a companhia chinesa também falou sobre o desenvolvimento do Xiaomi Pilot Technology, sua solução para carros autônomos, e o CyberOne, seu primeiro robô humanoide.

Tela externa tem 6,5 polegadas e a interna 8 polegadas. Foto: divulgação/Xiaomi

Medindo 5,4 milímetros de espessura aberto e 11,4 milímetros fechado, o novo smartphone da Xiaomi tem uma experiência contínua entre os displays interno e externo. Para conseguir isso, os desenvolvedores focaram em aprimorar a dobradiça, usando uma nova tecnologia, com telas mais finas. A tela é flexionada em formato gota d’água, reduzindo o ângulo central e permitindo um movimento suave. A tela externa é de 6,5 polegadas, com 2.520 x 1.080 pixels, já a interna possui 8 polegadas, e chega a uma resolução de 2K.

O novo flagship dobrável perdeu 115 gramas em relação ao seu antecessor na linha, indo de 317 gramas para 202 gramas, uma melhora de 35% no peso do aparelho. Por dentro, conta com um processador Snapdragon 8 Plus Gen 1, da Qualcomm, além de 12 GB de memória RAM e opções de 521 GB ou 1 TB de armamento interno. Uma bateria de 4.500 mAh tem suporte para carregamento rápido de 57W. 

O módulo triplo da câmera traseira tem um sensor principal Sony IMX766, de 50 megapixels, com estabilização óptica, uma outra lente grande angular de 13MP e uma teleobjetiva de 8MP que possibilita zoom óptico de duas vezes. Na frente, a lente tem 20 MP.

Carro autônomo

Anunciado em março de 2021, o sistema de pilotagem autônoma de veículos Xiaomi Pilot Technology, concorrente da Tesla, teve alguns de seus detalhes revelados. Uma equipe de mais de 500 pessoas está trabalhando na pesquisa e no desenvolvimento do projeto. A companhia planeja criar uma frota de 140 carros para testagem na China.

Xiaomi quer ser líder do mercado de veículos elétricos até 2024. Foto: reprodução

Para a conclusão da primeira fase da tecnologia, a empresa planeja investir aproximadamente R$ 2,5 bilhões, parte em aquisições e estratégicas. Um dos investimentos é a compra da startup da indústria de veículos inteligentes, Shendong Technology. R$ 1,5 bilhão será usado para adquirir mais de dez negócios que cobrem aspectos essenciais do projeto.

A tecnologia da Xiaomi passa por áreas de hardware e software, percepção e posicionamento, com desenvolvimento próprio. Um dos recursos que vai disponibilizar no seu serviço de carros autônomos é a solução de estacionamento automático. Para isso, vai usar inteligência artificial.

E, sobre carros elétricos, o objetivo é ser líder mundial no mercado de veículos elétricos até 2024, segundo Lei Jun, CEO da Xiaomi.

CyberOne

O primeiro robô humanoide da Xiaomi Robotics Lab, o CyberOne, também foi lançado no evento, em Pequim. Se juntando ao quadrúpede da família, o Cyberdog, o novo membro possui braços e pernas articulados e suporta um balanço de postura corresponde ao de um ser bípede. Mais do que isso, ele também tem habilidade de reconhecer emoções humanas, possui capacidade de visão avançada e uma funcionalidade que possibilita criar uma reconstrução virtual do mundo em três dimensões.

CyberOne pesa 52 quilos. Foto: reprodução

O CyberOne mede 1,77 metros de altura e pesa 52 quilos. Com os braços abertos, de uma ponta da mão a outra, ele possui 1,68 metros. O robô tem uma liberdade de movimento de 21 graus e resposta em tempo real de 0,5 milissegundos para cada grau de liberdade, o que permite simular o movimento humano. Em relação ao robô quadrúpede anterior, o novo modelo é mecanicamente mais complexo, requer motores mais potentes e um algoritmo complexo para conseguir se deslocar nos dois pés, com uma postura natural e estável.

Além disso, o robô é capaz de segurar 1,5 quilo com apenas uma mão, reconhecer 85 tipos de sons do ambiente e classificar 45 emoções humanas, como felicidade e tristeza. Na interação humanos, ele consegue reconhecer pessoas, gestos, semântica e expressões, permitindo que não somente veja ao redor, mas também processe o ambiente. Tecnologias de diversos setores foram agregadas para permitir seu desenvolvimento, como percepção e cognição biônica, biomecânica, IA, big data, computação em nuvem e navegação visual.

O CyberOne não tem previsão de lançamento ou se será lançado ao mercado.