Ilustração: Nik Neves

A TIM lançou um portal para estimular a troca de SIMcard físico por eSIM, a versão digital do chip de telefonia celular. O endereço é www.trocadechip.tim.com.br. A troca é gratuita.

A página deve ser acessada pelo smartphone e através da rede móvel, para que o chip físico seja reconhecido pela operadora – ou seja, é necessário desligar o Wi-Fi antes de entrar no site.

Além disso, o smartphone precisa ser compatível com a tecnologia eSIM, presente em modelos mais recentes. Na Apple, o eSIM está disponível a partir do iPhone 11. Na Samsung, são 19 modelos, incluindo todos da série S a partir do S20. Na Motorola, estão listados 11 modelos.

No portal, o cliente informa o aparelho que tem em mãos, seu CPF e o número telefônico que deseja migrar para eSIM. Depois disso, recebe um código para copiar e colar dentro da configuração de eSIM do aparelho. Ao fim do processo, o chip físico é desabilitado e o número passa para o eSIM.

A plataforma de eSIM da TIM é fornecida pela Idemia.

As vantagens da troca de chip físico pelo eSIM

Para as operadoras móveis, é vantajoso estimular a migração do chip físico para o eSIM, porque este tem um custo muito menor. Com o eSIM, não há custo de transporte, armazenamento e gerenciamento de estoques. Além disso, é uma forma de garantir que o cliente vai conseguir acessar a rede 5G com todas as suas funcionalidades – chips físicos antigos não garantem um acesso pleno às redes 5G Standalone.