A Jimdo, plataforma que permite a criação de sites, lançou nesta quinta-feira, 12, seu aplicativo para português em iOS. Em agosto deste ano, o app foi disponibilizado para outros idiomas e chegou a 70 mil downloads nos primeiros dias após o lançamento.

Por meio do aplicativo, os usuários conseguem criar sites, blogs e lojas virtuais pelo tablet e smartphone sem a necessidade de conhecimentos de programação. A ideia é que eles também possam editar suas páginas de qualquer lugar. “Sempre tivemos uma visão mobile, desde sempre no nosso site, os usuários têm a opção de criar páginas para a visualização móvel”, diz Cristiana Romba, gerente de negócios da Jimdo no Brasil.

MOBILE TIME testou o app, que possui como maior característica a facilidade de adicionar elementos e modelar as páginas de qualquer maneira desejada, de forma bem intuitiva. Na versão gratuita, há diversos layouts e configurações disponíveis de texto, design e imagens, algumas ferramentas de SEO e uma publicidade no rodapé. A plataforma trabalha com dois pacotes diferentes, o Business e o Pro, mais voltados para profissionais que precisam divulgar seus negócios, com custos de R$ 600 e R$ 228 por ano, respectivamente. Os upgrades incluem mais ferramentas de SEO, mais layouts e elementos disponíveis, contas de e-mail, além do domínio próprio.

O aplicativo Jimdo é gratuito e, por enquanto, não permite a edição dos elementos exclusivos dos usuários Pro e Business. “Enquanto isso, os assinantes conseguem fazer atualizações rápidas quando precisam de mais urgência. Por exemplo, o dono de um restaurante pode mudar o menu do dia ou acrescentar fotos dos pratos pelo iPad”, complementa Romba.

A Jimdo é uma empresa alemã e tem 8 milhões de páginas criadas no mundo em 12 idiomas, sendo 3 milhões de sites adicionados somente no último ano. “Cerca de 250 mil usuários tentaram acessar seu site Jimdo através de um dispositivo móvel”, disse em comunicado um dos fundadores da empresa, Fridtjof Detzner. A expectativa é atingir cerca de 50 mil downloads do app em português nos primeiros dias. A empresa também está trabalhando em uma versão para Android.

Link para download do Jimdo na App Store.