A quarta geração (4G) de telefonia celular não se resume a velocidades mais altas para a transmissão de dados. Ela pode representar também a chegada de serviços de voz em alta definição. Isso significa o fim daqueles ruídos durante as chamadas. Para tanto, porém, é preciso realizar algumas adaptações no núcleo da infraestrutura das operadoras. Fornecedores de equipamentos de rede sabem que esse é o próximo passo das teles e começam a realizar demonstrações. É o caso da Nokia Solutions and Networks (NSN), que realizou esta semana no Rio de Janeiro um evento fechado para operadoras no qual apresentou sua solução de VoLTE (Voz sobre LTE).

Neste começo de implementação das redes 4G, a cobertura está espalhada em ilhas nas grandes capitais, geralmente atendendo a bairros com população de maior poder aquisitivo. Neste cenário, o tráfego de voz continua acontecendo nas redes 3G e 2G, por meio de uma solução conhecida como CSFB (Circuit Switch Fallback). Conforme se amplia a cobertura LTE, a tendência é que as chamadas de voz em algum momento passem a ser tratadas como dados e circulem inteiramente dentro do padrão LTE. Para tanto, as operadoras precisam atualizar o núcleo de suas redes, adotando a arquitetura IMS (IP Multimedia Subsystem).

Para o consumidor, a diferença de qualidade do VoLTE é percebida não apenas pela alta definição do áudio, mas também pela diminuição da latência na chamada. "Um dos elementos-chave na rede é o scheduler, que organiza as comunicações. Ele permite fazer a priorização dos diferentes tráfegos usando o máximo de espectro possível. É isso o que reduz a latência", explica Marcos Villas-Bôas, diretor de vendas para operadoras da NSN. Segundo o executivo, com o VoLTE as teles conseguem realizar o dobro de chamadas por MHz.

Poucas operadoras no mundo adotaram o VoLTE até agora. Um dos países mais adiantados é a Coreia do Sul. As operadoras brasileiras ainda estão testando a tecnologia. Villas-Bôas prefere não arriscar um prazo de quando a novidade chegará ao mercado brasileiro, mas tende a ser uma evolução natural do 4G.