A Kanui é uma loja on-line de equipamentos, acessórios e roupas de esportes de ação, cujo faturamento em 2013 foi da ordem de R$ 150 milhões. A empresa lançou há pouco mais de um mês seu aplicativo para Android e iOS, que faz companhia para a versão móvel do seu site, como mais um canal de vendas. Com cerca de 15% das visitas provenientes de dispositivos móveis, a Kanui calcula que terá em até dois meses o retorno sobre o investimento no aplicativo, que foi desenvolvido parte internamente, parte com apoio externo. "Se contarmos quanto gastamos de hora/homem e a expectativa de receita, acredito em um retorno praticamente imediato", diz o diretor de marketing da Kanui, Bruno Nardon. E complementa: "Tudo que gasto em mobile é um investimento no futuro. Não dá mais para ficar de fora disso."

A empresa projeta que no meio do ano que vem entre 20% e 30% das visitas e da receita da loja serão provenientes de dispositivos móveis. "Mas não me surpreenderia se chegasse a 40% ou 50%. O que vejo em mercados mais maduros, como Austrália e EUA, onde a participação mobile é de 60% a 70% em algumas lojas, é que a virada aconteceu em dois anos", compara.

A opção de ter um aplicativo paralelamente ao site móvel é por causa de algumas ferramentas disponíveis apenas em apps nativos, como o envio de notificações. "A facilidade e a usabilidade de um app são melhores que aquelas de um site. E no app o cliente pode acompanhar seu pedido, por meio das notificações que enviamos. Também podemos comunicar promoções via notificação", diz.

A divulgação do app foi feita para o newsletter de clientes cadastrados. A empresa também usará canais de publicidade móvel do Google e do Facebook para promovê-lo.

Próximos passos

A Kanui agora trabalha na adaptação do app para tablets e avalia a possibilidade de uma versão para Windows Phone no futuro. Também planeja a inclusão de compra com um clique, tal como faz a Amazon.