ITU/Daniel Woldu

Doreen Bogdan-Martin, diretora do birô de desenvolvimento telecomunicações da ITU, e Rik Bleeker, líder de responsabilidade social da Cisco, celebram o acordo

A ITU e a Cisco apresentaram uma iniciativa para treinar pessoas com baixa renda a entrarem na economia digital. Batizado de Digital Transformation Centres (DTC), o projeto terá inicialmente dez centros de treinamento que começam a funcionar a partir de janeiro de 2020 e devem funcionar até junho de 2021.

Desses locais de treinamento, quatro serão na África, três na Ásia-Pacífico e três nas Américas. Após a primeira fase do projeto com essas dez instalações, uma chamada aberta será feita para criar mais centros no futuro. Entre os objetivos do DTC, está o treinamento de pessoas em áreas rurais e remotas.

Inicialmente, o público-alvo das ações do Digital Transformation Centres são: pessoas com baixa renda que precisam de treinamento digital; público em geral que precisa entrar na economia digital; startups e PMEs; e políticos e gestores que atuem com a implementação de políticas digitais.

Apresentado nesta quinta-feira, 12, durante o ITU Telecom World em Budapeste, Hungria, a expectativa é que a iniciativa tenha outros parceiros no futuro, como ONGs, governos, outras agências da ONU e setor privado.