A companhia de geolocalização e desenvolvedora de aplicativos móveis TomTom lançou nesta terça-feira, 12, o serviço em tempo real de informações de trânsito no Brasil, o TomTom Traffic. De acordo com a companhia, o serviço fornece dados atualizados para rodovias, principais estradas e vias secundárias, utilizando o sistema de referência de localização OpenLR, de código aberto. A plataforma ainda consegue informar a previsão do trânsito, indicando se um congestionamento está crescendo ou se dispersando, além de calcular o tempo de atraso.

O TomTom Traffic está disponível inicialmente por meio do site da empresa, mas chegará aos aplicativos para dispositivos Android e iOS a partir do primeiro trimestre de 2014. O serviço vai concorrer com aplicações móveis como o Google Maps e o Waze, que usa o método colaborativo entre os próprios usuários para informações do trânsito.

Além disso, a companhia afirma estar em negociações com governo e indústria automobilística para pré-embarcar a plataforma em veículos.