O ecossistema do Android, sistema operacional móvel do Google, teve um impacto de R$ 56,2 bilhões na economia brasileira em 2024, contribuindo com cerca de 0,5% do PIB nacional, estima relatório produzido pela Access Partnership a pedido do Google.

A empresa explica a metodologia do estudo da seguinte forma: “O impacto do Android no crescimento econômico foi avaliado examinando sua influência no aumento de usuários de smartphones no país e o efeito subsequente sobre o PIB, um indicador chave do crescimento econômico. Esta análise se baseia em estudos que ligam a penetração de smartphones ao crescimento do PIB. Ao comparar os benefícios econômicos com um cenário hipotético onde o Android não existisse no Brasil, conseguimos medir o valor adicional que o Android traz para a sociedade. Esses valores calculados representam uma contribuição direta para o PIB.” O estudo entrevistou 500 consumidores brasileiros em 2025.

A pesquisa também informa que o ecossistema Android, composto por desenvolvedores, fabricantes de smartphones, varejistas e operadoras, emprega direta e indiretamente 354 mil pessoas.

Atualmente, 48% dos usuários de apps produzidos no Brasil estão localizados no exterior. Os maiores mercados estrangeiros para os apps nacionais são EUA, Argentina e Portugal.

Hora de democratizar a IA com Android

Depois de ter contribuído para a democratização dos smartphones, a nova ambição do Google com seu sistema operacional móvel é popularizar o uso de inteligência artificial, disse o diretor de parcerias de Android no Google para América Latina, Flávio Ferreira, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 12, em São Paulo.

Um dos caminhos para atingir esse objetivo é a incorporação do Gemini, seu serviço de IA generativa, nos smartphones com o OS, principalmente com a sua versão Nano, que roda dentro do aparelho sem precisar de conexão à Internet.

 

Imagem no alto: Flávio Ferreira, do Google, durante apresentação do relatório (Crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)

*O jornalista viajou a convite do Google

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!