O Google divulgou durante o último final de semana números atualizados de sua base de dispositivos Android, de acordo com o levantamento feito com dados coletados de aparelhos que visitaram ativamente a loja de aplicativos Google Play Store. A empresa já registra um total de 59,1% de aparelhos rodando a versão Jelly Bean do sistema móvel, na soma de todos os releases do software.

O Jelly Bean está dividido em três versões: 4.1.x, que tem 35,9% de participação; 4.2.x, com 15,5%; e 4.3, com 7,8%. Como o Google considera todos esses releases do sistema operacional como Jelly Bean, pode-se dizer que ela é a versão do Android presente em mais dispositivos atualmente.

Em segundo está a versão Gingerbread (2.3.3 a 2.3.7), com 21,2%, seguida pela Ice Cream Sandwich, com 16,9%. O Android mais recente, o KitKat (4.4), é a quarta versão mais utilizada, com 1,4%.

Segundo a empresa, os dados foram coletados de 1º a 8 de janeiro e já não contabilizam a versões anteriores ao 2.2 (Froyo) por não serem compatíveis com o app da loja. Confira no gráfico abaixo a participação de mercado de cada versão do Android.