Aplicativos desenvolvidos em Jelly Bean, versão mais recente do sistema operacional móvel Android, registram problemas de execução com mais frequência que aqueles feitos para iOS 6. É o que revelam números do quarto trimestre de 2012 da Crittercism, empresa que fornece solução para monitoramento de execução de apps. O "crash rate" (ou "taxa de travamento", em uma tradução literal) representa o percentual de sessões em que um aplicativo trava. Essa taxa era de 1,5% no Jelly Bean e de 1,15% no iOS 6 naquele trimestre. "Em geral o Android apresenta taxas de travamento mais altas em razão da fragmentação", explica Andrew Levy, CEO da Crittercism em entrevista por email para MOBILE TIME. Existem hoje 8 mil modelos diferentes de aparelhos Android, divididos entre 225 "sabores" do sistema operacional (combinações de versões da plataforma com adaptações feitas pelos fabricantes).

São vários os motivos que podem levar um aplicativo a fechar repentinamente. O problema pode estar relacionado ao código do software, à rede, ao servidor de serviços na nuvem etc. Por isso, desenvolvedores têm recorrido à contratação de ferramentas de monitoramento de "crashes", como a Crittercism. Elas geram relatórios sobre quantidade de travamentos, indicando quando e onde aconteceram, em que modelos de aparelhos, em que versões de OS, em que países etc.  Munidos dessas informações, os desenvolvedores podem aperfeiçoar seus apps. A Crittercism cita o caso da empresa norte-americana de mídia Hearst Television, que reduziu de 3% para 0,5% sua crash rate ao adotar sua solução de monitoramento de falhas de execução. Consequentemente, a avaliação do seu aplicativo nas lojas de aplicativos subiu de quase três estrelas para quatro estrelas.

A Crittercism oferece duas soluções complementares: a STBLZ, que monitora a estabilidade de um app, e a OPTMZ, lançada em junho, que acompanha o desempenho das redes durante a sessão de um app. O plano básico é gratuito. Para apps com mais de 100 mil usuários únicos mensais,  cobra-se uma mensalidade de US$ 150 ou US$ 300, dependendo das funcionalidades desejadas.