Justiça

A comissão do Congresso dos Estados Unidos que investiga a invasão ao Capitólio intimou nesta quinta-feira, 13, as empresas Alphabet, Meta, Twitter e Reddit. De acordo com o congressista e presidente da comissão, Bennie G. Thompson (Democrata – Massachusetts), os legisladores querem saber duas questões principais a partir das deposições:

  1. Como a proliferação de desinformação e extremismo violento colaborou para o ataque à democracia dos EUA;
  2. O esclarecimento sobre o papel de suas companhias em não conter a horda radical que atacou a principal casa do legislativo norte-americano.

“É desapontador que meses após de discussão, nós ainda não temos documentos e informações necessárias para responder essas questões”, diz Thompson, em nota publicada no site da comissão.

Thompson explicou ainda que cada empresa está sendo convocada por um motivo específico:

  • Alphabet – O YouTube foi usado para comunicação entre os extremistas, do planejamento à execução do ataque em 6 de janeiro de 2021, inclusive contou com transmissões ao vivo dos corredores do Congresso;

  • Meta – As plataformas Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp foram usadas para compartilhar mensagens de ódio e violência, desinformações, informações falsas, teorias conspiratórias de eleição e foram palco de coordenação do movimento que atacou o Congresso, o Stop the Steal. Além disso, notícias públicas (relatórios da ex-funcionária Frances Haugen) indicam que o time de integridade civil do Facebook tem documentos críticos para a investigação;

  • Twitter – Rede social foi usada para comunicação, planejamento e proliferação de teorias conspiratórias de fraude na eleição presidencial de 2020, inclusive aquelas feitas pelo ex-presidente Donald Trump, derrotado nas urnas. Além disso, o Twitter foi alertado de possíveis ações violentas que estavam em curso para o dia 6 de janeiro;

  • Reddit – Plataforma foi usada para discussão e planejamento dos ataques por meio da comunidade r/The_Donald, em alusão ao ex-presidente derrotado.

Os pedidos de intimação fazem parte de uma nova rodada de convocações da Comissão. Além das empresas, três estrategistas políticos do ex-presidente foram chamados para depor: Andy Surabian, Arthur Schwarz e Ross Worthington.

Thompson e a comissão também pediram esclarecimentos ao líder da minoria da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy (Republicano-Califórnia). McCarthy estava em contato com o chefe de gabinete de Trump, Mark Meadows, antes do ataque ao Capitólio. Neste caso, o pedido é voluntário, ou seja, o representante californiano pode se negar a dar informações.

O ataque

A invasão ao Capitólio teve uma horda de aproximadamente 2,5 mil apoiadores de Trump e tinha como objetivo forçar o então vice-presidente Mike Pence a não diplomar o vencedor, o atual presidente Joe Biden. Horas antes, Trump fez um discurso inflamado que insuflou a massa.

Como resultado, um compilado da rede CBS News revelou alguns dados do ataque:

  • 738 pessoas foram indiciadas por terem ligação direta ou indireta com a conspiração;
  • 570 foram presas;
  • O FBI ainda procura 200 pessoas, em especial aquelas que atacaram policiais;
  • 83 pessoas são ligadas a grupos de extrema-direita, como o Oath Keepers, que teve a prisão de seu líder, Elmer Rhodes, confirmada nesta quinta-feira pela CNBC, após o Departamento de Justiça apresentar como provas mensagens trocadas via aplicativo Signal, um app de troca de mensagens criptografadas;
  • cinco pessoas morreram durante ou depois do ataque;
  • 138 policiais ficaram feridos no ataque;
  • quatro policiais cometeram suicídio nos meses seguintes ao ataque.

Em fevereiro de 2021, uma reportagem da NPR revelou que a vandalização e destruição dos corredores e escritórios deu um prejuízo de US$ 30 milhões aos cofres públicos dos EUA.