Os idosos preferem ter um tablet a um smartphone. Ou, no caso de possuírem os dois aparelhos, usam mais o primeiro para acessar a Internet. Essas são algumas das possíveis conclusões de um levantamento feito pela Adfonic, empresa que administra uma plataforma de publicidade móvel com mais de 100 bilhões de impressões mensais. O relatório, divulgado esta semana, compara o volume de requisições de anúncios (ad requests) entre smartphones e tablets de acordo com a faixa etária. Por exemplo, entre pessoas de 20 a 29 anos de idade com aparelhos iOS, os tablets respondem por apenas 10% das requisições. A participação dos tablets vai subindo gradualmente, alcançando 25% na faixa entre 60 e 69 anos e 30% entre aqueles com 70 a 79 anos.

Comportamento similar foi identificado ao se analisar os resultados entre usuários com aparelhos do sistema operacional Android. Entre os mais jovens (20 a 29 anos), menos de 5% das requisições são para tablets. Na faixa de 60 a 69 anos, a participação dos tablets alcança cerca de 15%. Entre pessoas de 70 a 79 anos, contudo, há uma queda: a participação gira em torno de 10%.

Tablets Vs smartphones

O estudo da Adfonic também revela que a taxa de cliques (CTR) é maior em tablets do que em smartphones. No caso de campanhas de branding baseadas em CPM, a diferença chega a ser cinco vezes superior a favor dos tablets. O estudo completo pode ser encontrado no blog oficial da Adfonic.