Lindalia Junqueira, CEO do Hacking.Rio, apresenta a terceira edição do evento, que acontece no Pier Mauá, de 31 de julho a 2 de agosto

O Hacking.Rio 2020 vai acontecer nos dias 31 de julho a 2 de agosto em três armazéns do Pier Mauá. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira, 13, na Casa Firjan, em Botafogo, bairro da zona sul do Rio de Janeiro.

Este é um dos maiores Hackathons da América Latina. Na segunda edição, em 2019, o evento contou com mais de 3,5 mil participantes entre hackers, desenvolvedores, mentores, ativadores, palestrantes, pesquisadores, expositores, voluntários, apoiadores e comunidades da área de tecnologia. A previsão para o terceiro encontro é que participem 5,5 mil pessoas, sendo mais de 150 palestrantes. Em 42 horas de maratona, o Hacking.Rio 2020 terá 15 clusters setoriais. Entre as áreas escolhidas estão saúde, turismo, educação, mobilidade urbana, energia e sustentabilidade. Durante o evento, porém, a idealizadora da maratona e CEO da Ions Consultoria, Lindalia Junqueira, anunciou um 16º cluster, Carnaval, mas que poderá acolher outros projetos da área cultural.

Entre as novidades para este ano, a maratona contará com o 1º Web Summit on the Road, que acontece dentro da conferência e é um braço de um dos maiores eventos de inovação com foco em startups e que acontece em Portugal todos os anos. As 42 horas de maratona também vai contar com o primeiro Hackathon seniors, voltado para empreendedores acima de 40 anos. E a ONU Habitat, promoverá no evento os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da agência da organização.

Premiação

O time vencedor da terceira edição ganha R$ 25 mil em dinheiro, uma viagem para o Web Summit 2020 em Portugal, além de mentoria com o Hack Brazil Conference em Harvard e no MIT. O segundo e o terceiro lugares recebem uma premiação em dinheiro (que não foi divulgada), além de outras parcerias com instituições de ensino, aceleradoras, investidores e empresas.

Todos os participantes dos hackathons receberão gratuitamente o curso de formação profissional completo da Startup Crescere.me.