No total, os brasileiros passaram 356 bilhões de minutos nas redes sociais em dezembro de 2022, o que equivale a 46 horas de conexão por usuário, no mês. Isso representa um aumento de 31%, em relação a janeiro de 2020, segundo novo levantamento da Comscore chamado “Tendências de Social Media 2023”, que traz insights sobre o comportamento de consumidores nas redes sociais.

As redes sociais foram a categoria online mais consumida no Brasil em dezembro de 2022. A audiência dessas plataformas superou o tempo em categorias como entretenimento, trabalho, presença corporativa, varejo, serviços financeiros, entre outras. O estudo também constatou que elas são os canais de preferência dos brasileiros para se comunicar com marcas.

Segundo a Comscore, YouTube, Facebook e Instagram foram as redes mais acessadas pelos brasileiros, com alcance de 96,4%, 85,1% e 81,4% da população online, respectivamente. TikTok, Kwai e Twitter apareceram na sequência. Em relação ao tempo de consumo da audiência, Instagram e YouTube foram as plataformas onde os brasileiros passaram mais tempo.

O estudo também mostrou as plataformas que têm mais consumo cruzado. O destaque ficou para Instagram e TikTok, em relação ao YouTube. 99,1% dos usuários que acessam ambas as redes sociais também acessam a plataforma de vídeos.

Os assuntos que mais interessam os consumidores são diferentes em cada rede social. Os usuários de Facebook possuem mais afinidade com viagens e telecomunicações, enquanto quem acessa o Instagram prefere viagens e saúde. Os que usam TikTok se interessam por telecomunicações e games.