O Instagram ganhou 10 milhões de novos usuários nos últimos 10 dias, após o lançamento de sua versão para Android e o anúncio da compra pelo Facebook. Com isso, o app já totaliza a marca de 40 milhões de usuários.

O número foi contabilizado por Rakshith Krishnappa, criador do Gramfeed (site que permite o compartilhamento e a visualização das fotos do Instagram na web), com base no ID dos usuários que postaram fotos do Instagram no site. A empresa não confirmou oficialmente a notícia, mas o número parece ir ao encontro do fato de que o app teve mais de 5 milhões de downloads no Google Play em uma semana. 

O aplicativo de fotografia foi lançado em outubro de 2010, e em pouco mais de um mês já contabilizava um milhão de usuários. Em setembro de 2011, o serviço chegou aos 10 milhões, e agora seu potencial de expansão parece ser ilimitado, uma vez que passa a estar disponível para uma base de 500 milhões de usuários de Androids.

Somente na última semana, o Instagram foi baixado por mais de 5 milhões de usuários de Android. Além disso, foi o aplicativo mais baixado da App Store, onde já havia sido adquirido por mais de 30 milhões de pessoas.

A mídia internacional já especula quanto tempo o app levará para chegar à marca de 100 milhões de usuários. Segundo o site americano TechCrunch, o Facebook demorou quatro anos para atingir tal número. Levando em conta a rápida evolução do Instagram, contudo, o site acredita que a marca será quebrada em bem menos tempo.