Com 60,1 milhões de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês), o Brasil é o terceiro maior mercado do Instagram no mundo, atrás apenas dos EUA (106,7 milhões) e da Índia (62,1 milhões), informa relatório produzido pelo eMarketer com base em dados de julho deste ano.

A analista sênior do eMarketer Cindy Liu aponta três razões para o sucesso do Instagram no País: 1) o fato de os brasileiros estarem massivamente conectados através de telefones celulares (96% dos brasileiros que usam redes sociais acessam suas contas via mobile), e o Instagram é uma plataforma que prioriza a interface móvel; 2) a população brasileira é relativamente jovem, que é o público alvo do Instagram: 38% dos brasileiros tem 24 anos ou menos; 3) o Instagram lançou no ano passado uma versão mais leve (Instagram Lite), para mercados com infraestrutura móvel deficiente.

De acordo com dados da mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, o Instagram está presente na tela inicial de 37% dos smartphones nacionais. Trata-se do terceiro aplicativo mais popular do País por esse critério, atrás apenas do WhatsApp (59%) e Facebook (47%).