A Vivo adotará o Microsoft Azure OpenAI Service, usando inteligência artificial (IA) em diversas partes da companhia. Segundo a operadora, a integração faz parte da colaboração estratégica entre a Telefónica e a Microsoft para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas em inovação e transformação digital, dentro de áreas como jogos, conectividade, comunicação e IA.

A companhia vai trabalhar com a Microsoft para desenvolver e implementar casos de uso em diversas áreas. O relacionamento também prevê a criação de um laboratório de IA, para fomentar o tema internamente na Vivo. O Azure OpenAI Service será usado na experiência dos clientes e para aumentar a eficiência operacional da empresa, com emprego da tecnologia em áreas como atendimento ao cliente, desenvolvimento de novos negócios e processos internos.

Um dos primeiros casos de uso será a criação de uma tecnologia de call center para ajudar os atendentes a entenderem melhor e mais rapidamente dúvidas e perguntas de clientes. Outros casos de uso serão implementados para apoiar vendedores na elaboração de propostas comerciais para clientes corporativos.

A operadora também pretende fomentar a criação de conhecimento interno sobre IA, acelerando a adoção e a capacitação de sua equipe, estabelecendo três pilares de atuação: AI Lab, para acelerar a implementação de casos de uso; AI Business School, para treinar e qualificar executivos da empresa em temas relacionados à IA; e AI Factory, a fim de garantir a implementação em toda a empresa por meio de parceiros de desenvolvimento de software. Uma equipe de 50 pessoas atuará na iniciativa das empresas.