O WhatsApp anunciou novos recursos de segurança nesta quinta-feira, 13, que serão adicionados gradualmente nos próximos meses.

Um dos recursos é a proteção de conta, voltado para as pessoas que trocaram de dispositivo. Neste caso, o aplicativo de mensageria pode solicitar um pedido de confirmação no smartphone antigo, como uma etapa extra de verificação. Desse modo, a pessoa pode ser alertada sobre uma tentativa não autorizada de mover sua conta de um celular para outro.

Além da proteção de conta, o WhatsApp adicionou verificações no dispositivo para ajudar a autenticar a conta, sendo que, neste caso, o usuário não precisa fazer nenhuma ação. A proposta aqui é proteger o app de mensageria de malware. Neste caso, se o dispositivo for comprometido por um software malicioso, o WhatsApp estará protegido, segundo a empresa.

O WhatsApp também vai facilitar o acesso ao recurso de verificação de código de segurança, que ajuda a garantir que o usuário esteja conversando com o destinatário pretendido. Para verificar manualmente este código, antes era preciso acessar a guia de criptografia nas informações de um determinado contato. Agora, o app resolveu tornar essa ferramenta mais acessível ao lançar o recurso de segurança baseado em um processo chamado “Transparência de chave” que permite verificar automaticamente se a pessoa possui uma conexão segura. Ao clicar na guia de criptografia, o usuário poderá verificar imediatamente se sua conversa pessoal está protegida.