A BlackBerry anunciou que permitirá que plataformas de gerenciamento de terminais móveis (MDM, na sigla em inglês) de terceiros interajam com seus smartphones do sistema operacional BlackBerry 10. Até então, esses aparelhos só podiam ser controlados remotamente por meio da plataforma de MDM da própria BlackBerry, a BES. As primeiras companhias que terão acesso aos smartphones da BlackBerry são AirWatch, Citrix e IBM. Outras parcerias serão firmadas no futuro.

A BlackBerry comunicou também que vai lançar a versão 12 do BES no segundo semestre, incluindo suporte para Windows Phone 8.

Análise

A decisão foi vista por parte da imprensa internacional como uma reviravolta na estratégia da BlackBerry. Contudo, na verdade, a empresa já vinha sinalizando uma abertura desde quando sua própria plataforma de MDM começou a permitir o gerenciamento de terminais Android e iOS. Deixar que outras plataformas de MDM trabalhem com BlackBerry 10 era um passo seguinte natural. Se não fizesse isso, a empresa correria o risco de perder ainda mais clientes, no caso de grandes corporações que prefiram um sistema de MDM diferente do BES. Além disso, o movimento fortalece o conceito de independência das unidades de negócios da BlackBerry.