O AirBNB lançou recentemente uma versão para iPad. Ao contrário de outros apps, que simplesmente duplicam seu conteúdo para a tela maior do tablet da Apple, o AirBNB redesenhou completamente a sua interface e transformou-se praticamente em uma revista eletrônica de anúncios de casas e apartamentos para alugar. Está longe de parecer os velhos e feios cadernos de classificados dos jornais impressos. Muito pelo contrário: a sensação é de folhear uma luxuosa revista de arquitetura e decoração.

Quando o app é aberto, são exibidas seções para destinos mais comuns entre as pessoas da sua localização. Comigo, no Rio de Janeiro, aparecem links para apartamentos em Paris, Nova Iorque e Buenos Aires, por exemplo. Dentro de cada seção, estão organizados vários anúncios, sempre destacando fotos em alta resolução, um descrição básica (casa inteira, quarto inteiro etc) e o preço. Quem quiser mais detalhes, basta clicar em cada foto.

Há também um nítido trabalho de curadoria, com a seleção de anúncios com tipos inusitados de espaços para alugar. Já vi, por exemplo, uma seleção de anúncios de moinhos de vento ao redor do mundo. Nesta quarta-feira, 13, há uma seleção de casas em ilhas particulares tropicais para alugar. Havia três, incluindo uma em Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro.

Mesmo que você não esteja com planos de viajar por enquanto, seja por falta de tempo ou dinheiro, vale a pena navegar pelo app do AirBNB e se inspirar para o futuro.

Link para download na App Store