O Sicoob registrou 11 bilhões de transações processadas em seus canais digitais em 2021, o que representa um crescimento de 84% em comparação com 2020, quando houve 6 bilhões. Os canais digitais responderam por 92% do total de transações no ano passado da instituição, que tem mais de 6 milhões de cooperados e presença física em 2.064 municípios brasileiros, com 3,7 mil pontos de atendimento. Somente o aplicativo foi responsável por 78% das transações do Sicoob em 2021.

Por sua vez, a Alice, assistente virtual do Sicoob, realizou 2,8 milhões de atendimentos em 2021, com índice de assertividade de 97% e retenção de 89%.

A instituição divulgou também números sobre Pix e pagamentos por NFC. No ano passado, o volume de transações por Pix entre associados do Sicoob cresceu em média 20% ao mês e totalizou no ano 300 milhões, somando uma movimentação de R$ 400 bilhões. Houve ainda 22 milhões de pagamentos por aproximação feitos por usuários do Sicoob em 2021, movimentando R$ 2 bilhões.

Investimento

O Sicoob investiu em média R$ 300 milhões por ano em tecnologia ao longo dos últimos três anos. O montante foi aplicado “com o objetivo de habilitar o crescimento dos negócios, aumentar a eficiência, gerenciar riscos, incrementar novos produtos, serviços e melhorar o atendimento aos cooperados”, informa a instituição. Somente o app recebeu 115 atualizações no ano passado, por exemplo. O atendimento aos requisitos do open finance, instituído pelo Banco Central, também demandou recursos.