A TIM pretende lançar até o final deste ano a API de “Scam Call”, cujo objetivo é ajudar instituições financeiras no combate a fraudes feitas através de chamadas telefônicas, como, por exemplo aquelas chamadas de falsa central telefônica.

Se um banco identificar uma movimentação financeira suspeita, poderá verificar em tempo real junto à operadora se o seu cliente está, naquele momento, em uma chamada telefônica. Em caso positivo, a solução informa também se é uma chamada recebida ou realizada pelo cliente, e a duração da ligação até aquele momento. Essas informações contribuem para o banco avaliar melhor o risco da transação suspeita.

“Tipicamente, as chamadas de fraude são feitas pelo fraudador para a vítima e são longas. Em geral o golpista se passa por funcionário do banco e vai tentando induzir a pessoa a compartilhar dados. O fraudador faz quase um tutorial, passando por envio de one time password, acesso ao app etc”, explica Leonardo Siqueira, diretor de monetização de dados da TIM, em conversa com Mobile Time.

A API de Scam Call faz parte do catálogo do Open Gateway, mas, por questão de segurança, não está no CAMARA. É uma API padronizada, mas que não ficará aberta para livre consulta do seu código.

Outras APIs

A TIM já lançou três APIs do Open Gateway: SIM Swap, verificação de número e localização do device.

A operadora possui uma API própria de validação de dados cadastrais, chamada TIM Valida, que será adaptada para o padrão KYC-Match do Open Gateway até o fim deste ano, informa Siqueira.

A API de qualidade sob demanda do Open Gateway, por sua vez, está sendo avaliada pela TIM, mas ela é um pouco mais complexa que as demais, por não se tratar apenas de uma consulta.

MobiXD

Siqueira vai participar do painel de abertura do MobiXD, nesta terça-feira, 14, em São Paulo, na companhia de Gabriel Portugal, head de SVA da Claro;

Luiz Cláudio Theodoro, head de pesquisa e desenvolvimento do Brain, da Algar Telecom; e Marcio Samis, head de inovação e desenvolvimento de novos negócios da Vivo.

E Mônica Fonseca, gerente sênior de monetização de dados da TIM, participará de um painel sobre Open Gateway, também no MobiXD, junto com Alejandro Adamowicz, diretor regional de estratégia e tecnologia na América Latina da GSMA; João Nero, head comercial de data analytics da Claro Embratel; e  Leonardo Silva, head de Big Data e IA B2B da Vivo.

A programação atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobixd.com.br

Ilustração: Nik Neves