O Brasil lidera em quantidade de requisições da API de SIM Swap no mundo, informa a Infobip, que é integradora técnica de várias operadoras no projeto Open Gateway.

A empresa confirma a estimativa publicada por Mobile Time a partir de dados da Claro de que o volume mensal de requisições dessa API no Brasil gira em torno de 10 milhões atualmente. E a expectativa é de chegar a 25 milhões/mês até maio, com a entrada de mais alguns clientes de grande porte do setor financeiro, diz o vice-presidente global de vendas da Infobip, Yuri Fiaschi, em conversa com Mobile Time.

No momento, todas as requisições dessa API no País passam pela Infobip, mas em breve outros integradores vão oferecê-la também. Alguns dos nomes esperados são Microsoft, AWS e Vonage.

As empresas interessadas no uso dessa API em geral são bancos, fintechs e apps de delivery, que levam em conta a informação de troca de SIMcard na avaliação de risco durante o processo de adesão de um novo cliente. Os preços variam um pouco por operadora, mas na média ficam entre R$ 0,40 e R$ 0,10 por requisição, dependendo do volume contratado, apurou Mobile Time.

Outras APIs e América Latina

A API de verificação de número, por sua vez, ainda apresenta volumes pequenos. E a de localização de device ainda não foi lançada comercialmente pelas operadoras.

O Brasil foi o segundo mercado no mundo a lançar comercialmente APIs do Open Gateway em regime multioperadora – o primeiro foi o Sri Lanka. Na América Latina, a expectativa é de que a Argentina faça o mesmo em breve, em um movimento unindo Claro, Movistar (Telefônica) e Personal.

MobiXD

Um balanço dos primeiros meses do Open Gateway no Brasil será tema de um painel durante o evento MobiXD, dia 14 de maio, no WTC, em São Paulo, com participações confirmadas de Ageu Dantas, head de data analytics da Claro, e Leonardo Siqueira, diretor de monetização de dados da TIM. Veja a agenda atualizada e mais informações em www.mobixd.com.br

Ilustração de Nik Neves