Há quem preveja que um dia os cartões de plástico vão desaparecer, especialmente por conta de sua substituição pelos smartphones, com a chegada de serviços de pagamentos móveis como Apple Pay, Samsung Pay e Android Pay. Mas, enquanto isso não acontece, os cartões seguem evoluindo. A próxima novidade será um cartão com leitor de digital em sua face. Desta forma, será possível substituir a senha pela digital do portador, tal como fazem alguns serviços de pagamento por NFC nos smartphones. A OT está desenvolvendo esse produto e promete lançá-lo em 2017. Seu presidente mundial falou sobre o assunto pela primeira vez há poucos dias em um evento na China. A pedido de MOBILE TIME, a empresa compartilhou uma imagem de como será esse novo cartão (veja acima).

Por enquanto a OT não está divulgando mais detalhes sobre o projeto. Não está claro, por exemplo, como será a gravação da digital, se será feita no próprio cartão ou por outros meios mantidos pelo emissor, como seus caixas eletrônicos, nem se será necessário algum ajuste nas máquinas de POS das redes de adquirência. Na imagem é possível ver que há duas luzes ao lado do leitor que indicam a verificação da digital, mas não é possível aferir que o processamento seja feito pelo próprio cartão ou pela rede de adquirência, quando inserido em uma máquina de POS.

O uso da biometria aumenta a segurança das transações, diminuindo o risco de outra pessoa se passar pelo proprietário e usar seu cartão em uma compra presencial. Uma possível vantagem sobre o pagamento por NFC com smartphones seria o fato de o consumidor não correr o risco de ficar sem bateria para realizar uma compra.

É difícil, porém, estimar a demanda para esse produto enquanto ainda não há maiores detalhes. Seu preço de fabricação, que decerto será mais alto que os cartões atuais, poderá ser um entrave. E, dependendo da qualidade do leitor de digital, pode ficar caro.

CVV dinâmico

Outra novidade recente dos cartões de plástico é o CVV dinâmico, apresentado pela mesma OT e por sua concorrente Gemalto, duas das principais fornecedoras de elementos seguros para emissores de cartões. Aqueles três dígitos de segurança na parte de trás do cartão aparecem em um pequeno display com tinta eletrônica e trocam automaticamente de tempos em tempos, evitando fraudes em compras na Internet.