O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), pediu para a Nintendo – detentora da marca Pokemon – lançar no Rio de Janeiro o jogo Pokemon Go (Android e iOS) antes de começar os jogos olímpicos Rio 2016. “Alô, Nintendo! Faltam 23 dias para as Olimpíadas Rio 2016. O mundo todo tá vindo pra cá. Venha também! ‪#‎CidadeOlímpica‬ ‪#‎Rio2016‬ ‪#‎PokemonGoNoBrasil‬”, publicou o prefeito carioca em sua página oficial no Facebook.

Além do texto, Paes postou uma série de imagens de pokemons (personagens do jogo) em locais olímpicos, como a arena de artes marciais e a entrada da cidade olímpica, assim como ao lado do recém-lançado VLT (veículo leve sobre trilhos). Até o momento, a postagem de Paes teve 4,7 mil curtidas, 2,5 mil compartilhamentos e 1 mil comentários. Mas nenhuma resposta da Nintendo ou da Niantic, produtora do jogo.

A publicação do prefeito foi encarada com bom humor pelos internautas. Entre os comentários, há desde apoios à gestão do peemedebista e pedidos de auxílios aos bairros periféricos do Rio até brincadeiras abordando a caótica situação do Rio antes dos jogos, como escreveu usuário Nauê Bernardo: “Os Pokémon (sic) aquáticos morreram com as superbactérias. Os terrestres foram assaltados e baleados. Os elétricos explodiram nos bueiros. Os voadores viraram pipas do tráfico. Os venenosos ficaram obesos depois de se alimentar do esgoto e estão na reabilitação.“

Ainda não há nenhuma previsão de lançamento do Pokemon Go em terras brasileiras. O jogo deve começar sua expansão pela Europa. A partir desta quarta-feira, 13, a Alemanha se juntou aos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia na lista de países com acesso liberado ao game mobile.