O bairro carioca de Madureira é o primeiro a receber as lâmpadas inteligentes de LED

O Rio de Janeiro começou a implementar um projeto de modernização de sua iluminação pública com a adoção de um sistema de lâmpadas inteligentes. O investimento inicial é de R$ 1,4 bilhão e compreenderá, ao longo de dois anos, a troca de cerca de 500 mil luminárias de vapor de sódio por modelos de LED. 70% das novas lâmpadas contarão com sistema de telegestão. A tecnologia para a transmissão de dados deverá ser de baixo consumo de energia e longo alcance. Entre as candidatas naturais estão LoRa, Sigfox e NB-IoT.

“Temos um short list com três fornecedores em análise. Acho que no próximo mês tomaremos a decisão. Não podemos demorar muito para decidir porque já temos que começar as obras do nosso Centro de Controle Operacional (CCO)”, explica em entrevista para Mobile Time Carlos Sanchez, presidente do conselho do consórcio Smart Luz, vencedor da licitação da prefeitura do Rio de Janeiro para o projeto, no regime de parceria público-privada (PPP).

Lâmpada de LED usada na modernização da iluminação pública do Rio de Janeiro

No começo deste mês as primeiras 275 lâmpadas inteligentes do Rio foram instaladas no bairro de Madureira (veja foto), na Zona Norte carioca. “Madureira foi uma espécie de piloto antes da inauguração do projeto. Nas próximas semanas serão mais 25 mil luminárias em mais alguns bairros”, informa Sanchez. Haverá também a troca de 34,5 mil postes.

As lâmpadas de LED consomem metade da energia das antigas, gerando economia imediata para o município, e iluminam melhor. Outra vantagem: estudos indicam que áreas mais bem iluminadas registram índices menores de criminalidade, afirma Sanchez.

Câmeras, semáforos, Wi-Fi e bueiros inteligentes

O projeto inclui também a instalação de 10 mil câmeras de monitoramento; 5 mil pontos de acesso de Wi-Fi público; 6 mil controladores semafóricos; e 4 mil bueiros inteligentes. No caso das câmeras e dos hotspots Wi-Fi a conexão será por fibra óptica. Os bueiros inteligentes serão equipados com sensores para alertar as autoridades quando estiverem perto de entupir.

Todos os dispositivos serão gerenciados a partir do CCO, cujo prédio de 3 mil m2 será construído ao longo dos próximos meses no centro do Rio de Janeiro.

5G

Com a chegada do 5G no Brasil e a necessidade de as operadoras aumentarem a densidade de antenas, Sanchez prevê que a rede de iluminação pública poderá servir para essa finalidade.

Cinco empresas fazem parte do consórcio Smart Luz: High-Trend, Green Luce, Arc, Salberg S.A. e Proteres Participações.