A Serasa Experian lançou um conjunto de certificados digitais voltados para empresas cadastradas no sistema brasileiro de open banking, para conferir maior segurança nos processos de troca de informações entre instituições financeiras. São quatro tipos de certificados:

1) certificado autenticador de servidor: serve para autenticar o canal TLS (transport layer security) utilizado pelas APIs

2)certificado SSL open banking (certificado de aplicação-cliente): serve para autenticar o canal MTLS (Mutual Transport Layer Security)

3) certificado PJ open banking (certificados de assinatura): servem para assinatura do payload através de JWS (JSON web signature)

4) Protect Web Pro EV (extended validation): certificado para front-end usado para disponibilizar os serviços, em geral, através de páginas web, com o uso de TLS, acessados pelo usuário final.

A segunda fase do open banking entra em vigor a partir desta quinta-feira, 15. Nela, usuários poderão compartilhar seu histórico financeiro e dados cadastrais de uma instituição financeira para outra.