O Brasil está implementando a maior iniciativa de open banking do mundo, sob diversos pontos de vista: velocidade de implementação; escopo; número de participantes (mais de 100 instituições financeiras); e volume de transações, avaliam executivos do Banco Central, que realizou uma live nesta sexta-feira, 13, por ocasião do lançamento da segunda fase da iniciativa regulatória.

“Estamos batendo vários recordes mundiais”, disse João André Pereira, chefe do departamento de regulação do sistema financeiro do Banco Central, durante a live. Ele destacou que nos três primeiros meses da fase 1 o Brasil somou 71 milhões de chamadas bem-sucedidas às APIs de open banklng das instituições financeiras. Para efeito de comparação, a Inglaterra, uma das pioneiras em open banking no mundo, registrou 9 milhões nos seus três primeiros meses.

“Com o Pix, muita gente começou a ter acesso a contas digitais. E agora o open banking é a porta de entrada de inclusão financeira para outros produtos e serviços financeiros.  Quem tem uma conta de pagamento pode compartilhar seu histórico para que outras instituições vejam e ofereçam produtos”, acrescentou Aristides Cavalcante, chefe adjunto do departamento de tecnologia da informação do Banco Central.

Na avaliação de Thiago Alvarez, diretor de open banking do PicPay e fundador do Guiabolso, ao contrário do Pix, o impacto do open banking não será sentido de forma imediata, mas no longo prazo. “Acho que estão superstimando o impacto de curto prazo do open banking e subestimando o de longo prazo”, comentou, em conversa com Mobile Time. “A beleza do open banking é que, quando bem aplicado, deveria mudar a jornada inteira do cliente: desde a abertura da conta, a personalização dos serviços, a definição de crédito, a análise de investimento etc. O open banking vai impactar toda a jornada, não apenas uma ou duas aplicações. Será algo contínuo”, concluiu.

MobiFinance

Um balanço dos primeiros meses do open banking e as expectativa para a sua evolução serão tema de um painel durante o MobiFinance, novo nome do Mobishop, evento online realizado por Mobile Time. Sua quarta edição está marcada para os dias 19 e 20 de outubro. Mais informações estão disponíveis no site www.mobifinance.com.br