O WhatsApp responde por 89,6% do total de cliques em links maliciosos enviados a apps de mensageria bloqueados ao redor do mundo pela Kaspersky com uma ferramenta de segurança chamada “Kaspersky Internet Security for Android”. Em segundo lugar vem o Telegram, com 5,6%, seguido pelo Viber (4,7%). 

Por país, o líder em volume de tentativas de phishing detectadas pela Kaspersky no referido período foi a Rússia (46%). O Brasil aparece em segundo lugar (15%), seguido pela Índia (7%).

Os dados foram levantados entre dezembro de 2020 e maio de 2021. Ao longo desse período, a ferramenta da Kaspersky bloqueou 91 mil acessos a sites maliciosos a partir de links enviados para apps de mensagens em smartphones protegidos pela empresa. Cabe ressaltar que os números não incluem os ataques via SMS.

A liderança do WhatsApp é natural, haja vista que é o app de mensageria mais popular do ocidente. No Brasil, de acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel, o WhatsApp está instalado em 98% dos smartphones.

Live

No dia 3 de agosto, Mobile Time realizará a uma live sobre “A estratégia das operadoras móveis na oferta de serviços de segurança digital”, com oferecimento da Kaspersky e participação do seu diretor para América Latina e Head para Value Added Services (xSP), Renato Moura. O acesso é gratuito e as inscrições podem ser feitas neste link.