A uShip, empresa online do mercado de transporte, vai lançar nesta semana um aplicativo para melhorar o transporte de cargas pesadas. O portal da companhia norte-americana, presente no Brasil desde 2012, funciona assim: uma empresa ou pessoa física anuncia sobre uma carga que deseja enviar e as transportadoras cadastradas no site fazem um lance do anúncio, como um leilão. O usuário, então, escolhe qual transportadora deseja contratar, baseado nos preços dos lances e avaliações de outros usuários.

O aplicativo terá características bem próximas ao site, com o objetivo principal de ajudar clientes e transportadoras e aproveitar melhor o espaço dos caminhões que, muitas vezes, voltam vazios ou têm algum espaço de sobra. “Um dos principais benefícios do app é que ele terá um alerta de cargas próximas. Então, se um caminhão está indo de São Paulo a Florianópolis e encontra uma carga em Curitiba que também precisa ir para Florianópolis, pode aproveitar a viagem para fazer essa entrega”, diz Ivan Vaz, coordenador de marketing da uShip no Brasil. “A uShip também é uma solução ótima para transportadores independentes, que têm dificuldades em achar cargas disponíveis”, completa.

Para as transportadoras, o uso do aplicativo facilita o acesso aos anúncios, pois os motoristas em trânsito não precisam ver por um computador. O app terá um serviço de rastreamento da carga para o cliente, mas inicialmente ele não estará disponível no Brasil, porque a empresa ainda está em conversa com empresas de rastreamento. No entanto, estará funcionando nos outros 17 países em que será lançado.

A ferramenta foi desenvolvida internamente e o download para iOS e Android é gratuito. O cliente também se registra e anuncia de graça. Caso o anúncio seja bem-sucedido, a uShip cobra um percentual da transação para a transportadora, que geralmente varia entre 8% e 15%.

No Brasil, a empresa tem mais de 1.500 transportadoras registradas e cerca de 100 a 150 anúncios por dia no site. O objetivo no País é chegar a 5 mil transportadoras no próximo ano e por volta de 500 anúncios por dia. “Nos Estados Unidos, onde a uShip nasceu há dez anos, são mais de 11 mil anúncios por dia, e lá existe o mesmo problema que o Brasil tem: transporte fragmentado, espalhado. Por isso, o Brasil tem um potencial de crescimento nesse quesito, tanto quanto os norte-americanos”, afirma Gonzalo Sanchez, gerente de operações da uShip na América Latina.