QAP Mobile é um aplicativo de coleta colaborativa de dados sobre ocorrências policiais. A proposta é que os próprios cidadãos informem sobre casos que testemunhem, protegidos pelo anonimato. O app foi feito por brasileiros, portanto, está em português e suas opções foram pensadas para a realidade das grandes cidades brasileiras. Um exemplo é a inclusão da famosa "saidinha de banco" na lista de crimes que podem ser relatados.

As ocorrências informadas são simbolizadas por ícones próprios sobre o mapa e podem ser filtradas por tipo ou por período de tempo (hoje, última semana, último mês, últimos seis meses ou último ano). Foram pré-definidos 13 tipos: assalto, furto, roubo de veículo, sequestro, venda ou consumo de drogas, homicídio, roubo de residência, roubo de estabelecimento comercial, assalto saída de banco, estupro, assalto coletivo e outros. Qualquer pessoa pode registrar um crime pelo aplicativo, incluindo o local, uma breve descrição e até fotos.

Na prática, quando abre o app, o usuário tem em mãos um mapa do crime à sua volta. É possível definir alarmes para ser informado quando houver ocorrências perto da sua localização. O app também fornece estatísticas por cidade e período, mostrando a quantidade de crimes relatados por tipo de ocorrência. A interface é clara, objetiva e intuitiva, e o design, atraente.

Como todo app de crowdsourcing, QAP depende da participação da sociedade. No Rio de Janeiro, onde moro, ainda há poucos usuários: não aparece, por exemplo, nenhuma ocorrência no último mês. Os registros mais recentes são de junho, durante a Copa do Mundo. Em São Paulo, porém, o aplicativo conta com maior participação e há registros da última semana. QAP pode servir como um instrumento de defesa dos cidadãos para se protegerem nas grandes cidades e, eventualmente, contribuir também para a atuação da polícia.

Link para download na App Store

Link para download na Google Play