O Spotify (Android, iOS) anunciou a demissão de 200 funcionários da equipe de poscasts, o equivalente a 2% do total do quadro de colaboradores da empresa. O comunicado, assinado por Sahar Elhabashi, vice-presidente e head de podcast, ocorreu nesta segunda-feira, 5.

Esta é segunda leva de demissões em 2023, como parte de uma reestruturação interna. Em janeiro de 2023, 600 colaboradores haviam sido desligados da companhia, mas daquela vez os cortes haviam afetado outros setores da companhia.

No início de 2019, o Spotify investiu no segmento de podcasts, especialmente na criação de conteúdo exclusivos. A plataforma adquiriu os estúdios Gimlet, por US$ 200 milhões, e o Parcast, por US$ 56 milhões. Como parte da reestruturação, ela planeja juntar as duas equipes no Spotify Studios. Outro que ela comprou, o The Ringer, continuará funcionando separadamente.

Em 2022, a companhia cancelou 11 podcasts originais e demitiu 5% da sua equipe dedicada ao formato.

Números

Elhabashi aproveitou o comunicado para informar alguns números sobre podcasts:

  • Existem atualmente mais de 100 milhões de ouvintes de podcasts no Spotify;
  • Desde que a plataforma entrou no mercado, mais de 500 milhões de pessoas ouviram um podcast nela;
  • Há 5 milhões de programas, sendo 165 produções originais e licenciadas do Spotify;
  • Os podcasts originais atingiram o primeiro lugar nas paradas em 99 mercados, em 2022;
  • A receita de anúncios de podcast teve um crescimento de dois dígitos de 2021 a 2022.

Nova estratégia

Ao reduzir o peso das produções originais, o Spotify aposta em melhorar o uso da plataforma por criadores de podcast. A companhia quer aprimorar a descoberta para ajudá-los a aumentar seu público. A executiva mencionou que os criadores apreciam as ferramentas da plataforma e programas de suporte, porém querem mais opções e flexibilidade, em termos de monetização. A plataforma está expandindo os esforços de parceria com os principais podcasters do mundo, com uma abordagem personalizada para cada programa e criador.

“Embarcamos recentemente na próxima fase de nossa estratégia de podcast, que se concentra em oferecer ainda mais valor aos criadores (e usuários). Isso começa com a maximização do consumo do grande público, que estabelecemos por meio da inovação de formato, e garantindo que mais criadores em mais lugares alcancem o sucesso”, escreveu Elhabashi no comunicado. “Simultaneamente, em colaboração com a comunidade de podcasting, estamos ampliando nossos recursos analíticos, expandindo o Spotify For Podcasters, que ajudará os criadores a maximizar seu público no Spotify e além.”