A cada lançamento de smartphone, uma inovação. A câmera melhor do que a do ano passado, melhor comando de voz, melhor processador. Os smartphones evoluem muito e duram pouco. Com essa ideia em mente, o designer holandês Dave Hakkens criou o conceito do Phonebloks.

O Phonebloks consiste em um celular modular com partes separadas que podem ser removidas e evoluídas, dependendo da necessidade do usuário. Por exemplo: se uma câmera melhor foi lançada, o usuário poderia trocá-la, ao invés de comprar um novo smartphone. Funciona basicamente como um Lego.

O conceito parece bastante utópico, principalmente quando se pensa na receita das empresas. O usuário poderia juntar os melhores recursos e configurações de cada fabricante e criar um super telefone personalizado. Ainda não se sabe se o Phoneblok seria realmente viável, mas vale à pena assistir ao vídeo para entender melhor o conceito. Hakkens explica em seu site que o Phoneblok poderia ter uma blokstore, semelhante a uma loja de aplicativos, mas para hardware, onde as empresas poderiam desenvolver as partes para vender.

O objetivo do designer é ganhar apoio das pessoas por meio das redes sociais. Pela plataforma Thunderclap, ele quer atingir 400 mil pessoas até 29 de outubro deste ano para chamar a atenção e interesse das empresas para desenvolver a ideia. Até esta sexta-feira, 13, a campanha já tinha mais de 390.600 apoiadores.